Tuesday, September 05, 2006

Minha primeira semana de aula


Cursar uma faculdade estava praticamente fora dos meus planos. O tempo foi passando e ela cada vez mais distante.Agora com meus filhos já ingressando na universidade então, parecia algo inatingível.
De repente me vejo enfrentando pela primeira vez, um vestibular e na UFRGS.Podendo dividir com minha filha a mesma ansiedade de ir para a aula. É demais.
Todos os momentos foram emocionantes para mim, desde o resultado do vestibular.
Na noite de abertura, no Polo de Três Cachoeiras, não sabia se tremia por causa do frio que fazia ou da emoção de estar fazendo parte do corpo acadêmico de uma universidade. Não posso dizer que estava realizando um sonho porque nem havia sonhado com isso.
Estava muito atenta para assimilar todas as informações de funcionamento do curso, mas havia momentos que eram tantas informações novas ao mesmo tempo, que confesso que meus neurônios entravam em choque.
Mas tudo isso foi sendo superado pelo incentivo dos professores que estavam enfrentando um desafio maior que o nosso, o de tornar possível um curso à distância.
Entrar em contato com o mundo virtual, foi fantástico e instigante ao mesmo tempo.Entrei em contato com a linguagem do momento.
Em meio a tantas informações e dificuldades, além das orientações das professoras e tutoras no polo, em casa precisei recorrer a orientaçâo e ajuda dos meus filhos,que são de suma importância para que eu não entre em total desespero por não conseguir assimilar tudo.
Mas depois que completei 40 anos, decidi que enfrentaria todos os desafios que surgissem em minha vida.
Junto à essa nova situação, ainda enfrento a BR101, sempre me assustou e o trajeto que preciso enfrentar até o polo é realmente necessária muita coragem.
Por isso cada momento que passo junto aos professores procuro aproveitar ao máximo,ficando algumas vezes bastante irritada quando parece que estamos perdendo tempo com o acúmulo de alunas por computador ou ao usar um computador movido à carvão, tamanha a lentidão.
Isso faz parte do processo, preciso superar e sei que vou conseguir
.

3 Comments:

At 4:45 PM, Blogger Mara said...

Cris, que alegria te ver aqui enfrentando mais este desafio. Tenho certeza de que será uma caminhada muito significativa. Em breve nos encontraremos.
Beijo, Mara

 
At 11:17 AM, Blogger Maxi said...

MARIA CRISTINA!

Vim fazer uma rápida visitinha no teu blog. Gostei muito do teu início nesta caminhada!

Espero que, em breve, faças uma visitinha ao BLOG do nosso PÓLO e aos BLOGS dos colegas tb! precisamos nos visitar.. e deixar um alô! Precisamos caminhar juntos!

Fica o convite para dares uma passadinha lá no BLOG do PÓLO entao (http://peadtrescachoeiras.blogspot.com)
e ver as novidades!

Vi que não editaste ainda os teus links! Fica a sugestão de adicionares o blog do Pólo! :)

PS: Lindas as fotos! E VIVA AO CONCEITO HEGELIANO DE SUPERAÇÃO QUERIDA! Estamos todos nessa! Lembre-se que o Universo conspira a nosso favor! :)

Grande abraço e votos de sucesso!
Prof. Maximira André
PEAD/UFRGS Seminário Integrador - Pólo de Três Cachoeirasss

 
At 4:12 AM, Blogger Sérgio Lima said...

Olá Cristina!

Todos nós enfrentamos dificuldade quando iniciamos uma ova caminhada... e ler o teu relato é sempre um incentivo! Sempre que eu estiver com cansaço e desânimo (e acredite, sendo professor vez em quando sentimos isso!) voltarei pra ler este teu relato!

Ele é uma dose de entusiasmo e esperança... combustível de todo professor!

Talvez você não saiba, ou já sabia a muito tempo...você já traz dentro de si a semente de professora.

Agora é só cultivar!

Estaremos aqui acompanhando teu caminho (já assinei o teu feed!)

[]'s

 

Post a Comment

<< Home

  • UFRGS
  • ROODA
  • Blog Três Cachoeiras
  • Yahoo
  • Google
  • Pbwiki
  • Elaine
  • Loiva
  • Marisete
  • Sorria