Wednesday, October 04, 2006

Construção de concepções - educação

O autor Émile Durkheim, diante da amplitude com que Stuart Mill, define a educação, concentra-se unicamente na influência que os adultos exesrcem sobre as crianças e adolescentes.
Durkheim ressalta duas definições da palavra educação, uma segundo Kant e outra segundo James Mill. Estas definições recorrem num ponto fraco: defendem uma educação ideal, única, universal, mas a história nos mostra que a educação não nasceu de uma maneira e permanece igual até os dias de hoje, e muito menos igualitária entre todos os povos. Se a educção varia tanto é porque ainda não foi descoberto o verdadeiro sentido.
Para definir a educação é preciso considerar os sistemas educativos que existem ou já existiram, tomá-los, e aprender deles os caracteres comuns, esse conjunto é o que constituirá a definição de educação.
Os fatos que levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual, quanto do ponto de vista físico e moral, são o conjunto de idéias a cerca da natureza humana, sobre a importância respectiva de nossas diversas faculdades, sobre o direito e o dever, sobre a sociedade e o indivíduo, o progresso, a ciência, a arte, etc...
A função da "ideal" a ser realizado, tem que suscitar na criança, um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera igualmente indispensáveis a todos os seus membros, certos estados físicos e sociais que o grupo social e particular ( família, profissão, casta, classe ), considera igualmente indispensável a todos que o formam.
Apartir da definição "A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; Tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine", Durkheim conclui que a educação consiste numa socialização metódica das novas gerações. Em cada de um de nós, já o vimos, pode-se dizer que existem dois seres. Um costituído de todos os estados membros que não se relacionam, senão conosco mesmo, o ser individual. O outro é um sistema de idéias, sentimentos e hábitos que exprimem em nós não a perso nalidade, mas o grupo ou grupos diferentes que fazemos parte, tais como as crenças religiosas as crenças e práticas morais, as tradições nacionais ou profissionais, as opiniões coletivas de toda a espécie.
Sobre sociedade e indivíduo, serem idéias dependentes, o autor explica que bem longe de estarem em oposição, ou de poderem desenvolver-se em sentido inverso um do outro, sociedade e indivíduo caminham juntos, desejando melhorar a sociedade, o indivíduo deseja melhorar a si próprio.

2 Comments:

At 9:05 AM, Blogger Roberta said...

This comment has been removed by a blog administrator.

 
At 9:06 AM, Blogger Roberta said...

Maria Cristina!!
Vejo que a tua reflexão sobre o texto de Émile Durkheim está muito rica e que levanta pontos importantes. Percebe-se que estendeste as discussões levantadas sobre educação. Parabéns!
Abraços

 

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