TICS - DESAFIO II
A maneira como estão dispostos os computadores da escola que visitei, achei que dificulta a visão do todo da turma pelo professor ou monitor. Pois os computadores ficam dispostos em bancadas onde cabem 5 máquinas. Estas bancadas estão enfileiradas, acho que poderiam estar dispostas em formato de u na sala, que facilitaria a locomoção e a visualização do professor. Os alunos sentem-se mais atraídos pelas tarefas de pesquisa e empenham-se no que fazem, aprendem de forma prazeirosa e certamente fixam mais o que estão aprendendo.
A curiosidade pela exploração do potencial do computador é visto no semblante de cada aluno sentado a frente da máquina. Sua visão de mundo muda radicalmente ao sentir-se fazendo parte e entrando em contato com o mundo virtual.
Os professores sentem-se um pouco assustados pois esta ferramenta nas escolas é muito nova. Mas estão preocupados em utilizá-la de maneira a desenvolver o raciocínio e a criatividade dos alunos ou então cairá em atividades meramente repetitivas e decoradas.
De qualquer forma o contato com a tecnologia é vasto, fornece inúmeras opções que dificilmente se tornará uma atividade enfadonha e desinteressante.
Feliz da escola que pode dispor deste recurso. Deixa as que não tem, como é o caso da minha, sentindo-se fora dos avanços tecnológicos e no compromisso de correr atrás e providenciar urgentemente, mesmo que muito simples mas o contato de nossos alunos com os computadores.
Principalmente a rede pública, que atende uma clientela menos favorevida, precisa oferecer o contato com computadores, já que em casa dificilmente terão e suas ofertas de trabalho no futuro ficarão cada vez com menos chances.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home