ECS-11 DESIGUALDADES EDUCATIVAS ESTRUTURAIS NO BRASIL
Observa-se um grande avanço nas estruturas educacionais do Brasil, mas é claro que está longe de atender realmente as necessidades da classe menos favorecida. Muitos debates e linhas de atuações por parte dos governos são realizados durante suas gestões, algo de bom acredito que sempre fica mas os resultados negativos parecem que são maiores.
Percebe-se que entra governo e sai governo e suas marcas de destruição ficam por um bom tempo. Boa vontade todos têem mas acabam deixando-se levar por interesses das classes dominantes por isso todos que entram, apresentam um lindo discurso e na prática acababam cometendo os mesmos erros e deixando a educação numa situação mais caótica.
Garcia (1999) estima que o governo Cardoso abandonou a forma tradicional de colaboração com os estados e as municipalidades para adotar uma postura tecnocrática agressiva que pode prejudicar a educação no país inteiro.
Hoje vivemos uma história com o governo Lula que é preocupante com o sistema de esmola implantado com bolsa escola, bolsa família, vale gás, a intenção é assegurar a permananência do aluno na escola, mas e a qualidade deste tempo? Segundo o próprio Garcia (1999) o problema é a repetência e não a permanência na escola.
Como se comportará no futuro esta geração que está aprendendo a viver de esmolas e não de luta por condições e oportunidades de um trabalho digno que lhes permita sustentar-se a si e sua família?
A fome precisa ser atacada urgentemente, ninguém consegue estudar com estômago vazio. Mas criar uma dependência do que o governo pode doar em troca de votos é ao meu ver mais desumano do que a fome porque mata no ser qualquer iniciativa de lutar por algo melhor para sua vida.
Percebe-se que entra governo e sai governo e suas marcas de destruição ficam por um bom tempo. Boa vontade todos têem mas acabam deixando-se levar por interesses das classes dominantes por isso todos que entram, apresentam um lindo discurso e na prática acababam cometendo os mesmos erros e deixando a educação numa situação mais caótica.
Garcia (1999) estima que o governo Cardoso abandonou a forma tradicional de colaboração com os estados e as municipalidades para adotar uma postura tecnocrática agressiva que pode prejudicar a educação no país inteiro.
Hoje vivemos uma história com o governo Lula que é preocupante com o sistema de esmola implantado com bolsa escola, bolsa família, vale gás, a intenção é assegurar a permananência do aluno na escola, mas e a qualidade deste tempo? Segundo o próprio Garcia (1999) o problema é a repetência e não a permanência na escola.
Como se comportará no futuro esta geração que está aprendendo a viver de esmolas e não de luta por condições e oportunidades de um trabalho digno que lhes permita sustentar-se a si e sua família?
A fome precisa ser atacada urgentemente, ninguém consegue estudar com estômago vazio. Mas criar uma dependência do que o governo pode doar em troca de votos é ao meu ver mais desumano do que a fome porque mata no ser qualquer iniciativa de lutar por algo melhor para sua vida.
1 Comments:
Cristina: Tuas reflões são fortes e vividas. Trarão uma grande contribuição para a discussão de teu grupo lá no fórum aberto para esta atividade. Imaginando, pelo que trouxestes, o ensaio final do grupo. Dá uma olhada no teu blog os arquivos estão com problema na linkagem. Profª Mara N Silva
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